top of page

Afantasia e Hiperfantasia: os extremos da imaginação

  • Caroline Silva
  • 12 de mai. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de jun. de 2021


Você já leu um livro detalhado, que descreve cada minúcia do ambiente ou personagem, e imaginou com vividez o cenário apresentado? Ou toda vez que lê alguma coisa, nada vem à sua cabeça?


Que tal um teste? Coloque uma maçã e uma banana, uma ao lado da outra, em uma mesa na cozinha. O que você imagina?


A maioria das pessoas vai conseguir imaginar alguma coisa com a descrição dada no teste. O ato de visualizar uma imagem dentro da mente se chama Qualia e, por enquanto, mais de 97% da população mundial consegue ter uma visualização mental de objetos, pessoas, lugares, experiências e sensações.


Contudo, há pouco tempo, foi descoberto pessoas que apresentam Afantasia, ou seja, um “olho cego da mente”. Estes indivíduos não conseguem formular um imaginário mental.

Enquanto que pessoas sem Afantasia ao serem questionadas já imaginam as respostas, pessoas com Afantasia não “enxergam” nada, a mente é puro breu, contudo elas conseguem descrever objetos e para que servem.


Mas qual é a explicação para tal ocorrência? De acordo com os cientistas, as funções cerebrais de ambos indivíduos na hora de identificação de uma situação nova são as mesmas, mas ao serem lembradas o cérebro das pessoas ativam uma região diferente. Logo, pessoas com Afantasia apenas se utilizam de uma “estratégia” diferente para se lembrar das coisas.


Só que como os seres humanos são super complicados, é claro que teremos o oposto da Afantasia, a Hiperfantasia.


Voltemos ao teste. Pense na maçã e na banana em cima da mesa da cozinha. Claro que a maioria das pessoas já produziram uma imagem mental. Mas pessoas com Hiperfantasia vão além.


Com certeza estes indivíduos, ao ouvirem a descrição, imaginaram a maçã e a banana em cima da mesa, mas também imaginam a textura destes objetos, conseguiram sentir o cheiro das frutas, a temperatura do ambiente e o gosto da banana e da maçã. A imaginação de pessoas com Hiperfantasia é bem mais detalhada e intensa, é mais vívida do que a imaginação normal.


Mas claro que Hiperfantasia continua no terreno de Qualia, se alguém não consegue sair do mundo da imaginação e começa a ter as estruturas de sua vida prejudicadas, é importantíssimo ir a um médico.


Ao descobrir sobre esse universo amplo da imaginação podemos ter uma ideia do quão diferentes são as formas que os seres humanos podem lidar com a realidade em que vivem. Porque, para algumas pessoas, a leitura de um livro é mágica, enquanto para outras o livro é apenas mais uma responsabilidade. Porque algumas pessoas conseguem reconhecer outras tendo as visto apenas uma vez, já outras esquecem o rosto de pessoas próximas.


E com este espectro da imaginação nós notamos como o ser humano é complexo em todas suas estruturas.


*Claro que vou deixar um teste para você descobrir se tem Afantasia ou não. O único problema é que é em inglês.


Comentarii


Inscreva-se para receber nossos novos textos

Obrigado pelo envio!

  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

©2021 por Alternidade Relativa. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page