Boys Love - um gênero dos famosos mangás
- Caroline Silva
- 16 de jun. de 2021
- 2 min de leitura

Os quadrinhos japoneses, ou mangás, são compostos de vários gêneros. Temos os famosos shonen - onde podemos encontrar Naruto, Dragon Ball e One Piece – mais direcionados para o público jovem masculino. Temos Shoujo – Kimi ni Todoke, Love Complex e Sakura Card Captors – direcionado para o público jovem feminino. E temos o Yaoi, que é um caos para explicar para quem é direcionado.
Yaoi, ou Boys Love (BL, vou usar a sigla porque é mais rápido) tem o foco em relações homoafetivas. Agora falar que é direcionado para o público LGBTQ+? É...
Tem alguns títulos que sim, já outros são basicamente um sonho molhado de garotas héteros. Mas aí vai depender do título que você for ler. Eu sei diferenciar? Algumas vezes sim, outras vezes não. As vezes fica tão na cara, que é feito de mulher para mulher (Marisaaa), que nem tem como defender.

Mas continuando, a história se foca em relacionamentos homoafetivos, são mais rápidas no desenvolvimento do romance, ou da pregação (ou do sexo mesmo), acho que é que faz tanto sucesso. Porque digamos que temos um shoujo, no qual o romance vai levar 20 volumes para rolar um beijo. Daí, por outro lado, temos um BL, em 1 volume para rola (sim, sem r no final). Agora vocês sabem porque BL são tão legais.
Não vou resumir o gênero em uma característica , como todos os gêneros temos histórias diversas – tristes, emocionantes, surpreendentes – que oferecem o que o leitor busca. Falando em leitores, o gênero é tão famoso que quem gosta deles recebem nominhos especiais: fujoshis para as garotas e fudanshis para garotos, ambos depreciativos no início e que agora são ostentados com orgulho. É isso aí gente, não neguem que vocês curtem um gênero, caiam de boca (esse texto tá dando muita manga para eu puxar).

Aqui no Brasil algumas editoras já publicaram, mas a principal é a NewPOP. Esquece o que eu disse, só a NewPOP publica o gênero, teve uma que publicou a tanto tempo atrás que eu nem me considerava otaku na época, a outra publica um pseudo BL (que é lindo, mas continua não sendo BL).
A NewPOP é uma editora brasileira que publica os mangás de melhor qualidade com o preço mais acessível. É a editora mais diversa que temos no mercado no momento. Ela já publicou diversos títulos, entre eles o famoso Given (vai sair até filme), e planeja publicar diversos outros.

Bem, se alguém tiver curiosidade e quer ler relacionamentos homoafetivos eu indico procurar por BLs, se quiser dar uma olhada indico acessar o site MyReadingManga (site para maiores de 18, tem muita coisa fofa, mas tem muita coisa pesada).
E o mais importante , que não sintam vergonha de ler o gênero, se é uma leitura que te faz feliz e que te propulsiona a ler mais, então é uma leitura super válida. Válida como qualquer leitura, válida como qualquer consumo de arte, válida como qualquer forma de amor.

Comentarios