top of page

Escrita terapêutica e o Autoconhecimento

  • Caroline Silva
  • 14 de jul. de 2021
  • 2 min de leitura

No começo da semana postei no Instagram do Alternidade sobre a Caixinha de Escrita terapêutica e comentei como ela pode ser utilizada tanto por profissionais da saúde como por curiosos.


Mas comentar sobre escrita terapêutica e destacar como é interessante obter a Caixinha pode até levantar curiosidade, contudo, será que passou a importância de tal atividade?



Estamos em época de Pandemia e o isolamento social acabou por despertar diversas habilidades nas pessoas, umas começaram a cozinhar, outras a pintar, têm as que se lançaram nas leituras, e tem pessoas iguais a mim, que começaram a escrever.


Falar em habilidades sempre suscita a seguinte questão: mas será que vou gostar de praticar? Afinal não serei perfeito, não pintarei um Van Gogh, nem lerei mais de um livro por mês, ou pior ainda, não sou um Machado de Assis na minha narrativa ou um Fernando Pessoa na minha poesia.


Vivemos em uma sociedade perfeccionista onde só temos valor se praticarmos de forma perfeita nossos atos, mas mesmo este sendo um tema que pode ser desenvolvido, não é meu foco principal.


Voltemos a escrita, muitas pessoas se privam de escrever por não ter o controle total da ortografia e regras linguísticas (eu mesma cometeria diversos erros se não fosse pela revisão do Bruno) e por medo de errar estas pessoas se privam de formas de terapia e extravasamento.


Sabe-se que escrever sobre traumas, sonhos, dia-a-dia, melhora física e psicologicamente àquele que pratica a escrita. Por meio desta, a pessoa acaba tendo um entendimento melhor de si mesma e um objetivo melhor definido.



A escrita também é uma forma de se expressar com maior facilidade do que a fala. Colocar no papel os sentimentos e elaborar suas ideias a partir de suas dúvidas, vira uma tarefa mais simples. Além de gerar um documento, onde a pessoa nota a evolução do bem-estar e da compreensão geral dos sentimentos envolvidos, além da evolução da escrita.


Claro que este tipo de terapia não funcionará para todos, mas para saber se funcionará para você é apenas por meio da tentativa.


Então tente, escreva em um caderno ou no computador, quando não tiver palavras use onomatopeias, quando se cansar da prosa use poesia, conte sua história e se cure por meio dela.

Comentários


Inscreva-se para receber nossos novos textos

Obrigado pelo envio!

  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

©2021 por Alternidade Relativa. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page