O Fundo é Apenas o Começo - Uma representação da esquizofrenia
- Caroline Silva
- 28 de abr. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de jun. de 2021

Caden Bosch tem 15 anos, amigos leais e é um artista de primeira. Fala para os pais que entrou na equipe de corrida, mas na verdade ele caminha a esmo pelas ruas. Caden não conta para ninguém que na verdade está em uma aventura a bordo de um navio e que ele participa das tramas entre o Capitão e o Papagaio.
O grande problema é que as pessoas ao redor de Caden começam a achar que ele está apresentando uns comportamentos estranhos, só porque ele sabe que se não andar uma quantidade de metros sua família vai morrer. Será que a família dele já morreu? Pior ainda, porque a família dele está o internando em um hospital psiquiátrico cheio de segredos?

Como dito lá no nosso Instagram, decidi que essa seria uma semana temática e o tema escolhido é a esquizofrenia. Na segunda falei sobre A Menina que Não Sabia Ler, hoje, quarta-feira, nosso post é sobre O Fundo é Apenas o Começo. Na sexta falarei sobre um livro maravilhoso da Shirley Jackson.
Em O Fundo é Apenas o Começo acompanhamos a jornada de Caden no mundo real e em um mundo onde ele é o artista encarregado de pintar sobre a viagem de um navio comandado por um Capitão inescrupuloso e um Papagaio contendoso. Enquanto no mundo real Caden tem que lidar com um hospital psiquiátrico e os pacientes e funcionários deste, na viagem de navio ele lida com um caminho cheio de perigos até o ponto mais fundo da Terra: Challenger Deep.
E é acreditando nestes dois mundos que a história de Caden é contada. O que será que é mais seguro para o nosso protagonista? O doutor do hospital e suas salas suspeitas? Seus pacientes que participam de um mundo diferente do de Caden? Ou o navio sinistro com seus próprios monstros? O Papagaio que é inimigo do Capitão? Ou o Capitão que é inimigo do Papagaio?

Neal Shusterman é um autor best-seller e seu filho Brendan Shusterman um artista que está seguindo o caminho do pai. Na verdade as ilustrações dentro do livro são da autoria do jovem artista. O livro é muito bem escrito e aborda bem sobre as doenças relacionadas a Saúde Mental, isso porque o próprio Neal sofreu ao acompanhar os tratamentos relacionados a esquizofrenia de Brendan.
Acho maravilhoso como ele representa tão bem os picos de ansiedade, mania e depressão. Também me agrada o modo que aborda os temas relacionados ao modo que medicamentos podem dopar uma pessoa. O modo que representa por meio de metáforas a doença de Caden, como constrói o mundo real e mental, a paranoia, de como um paciente dessa vulnerabilidade não consegue distinguir um mundo do outro, também é excelente.
O livro é pesado e não o considero uma leiturapara qualquer um. Dentro das páginas vemos citação de suicídio, é uma leitura real, não indico pegar este livro e achar que vai encontrar um final maravilhoso onde Caden vai ser curado de sua doença mental. Não pense que vai ler e a esquizofrenia vai ser tratada de forma leve. Na verdade, para mim, a maravilha deste livro é que ele é cru e verdadeiro, mesmo sendo cheio de metáforas. Não somos poupados, somos informados.

Para dizer a verdade, além de favoritar O Fundo é Apenas o Começo, ao finalizar a leitura eu fiquei ainda presa aos sentimentos que cercam livro. Ele é tão bem escrito quando trata das manias e depressão que até fiquei meio perturbada.
Indico para todos que querem conhecer um pouco mais sobre doenças relacionadas à Saúde Mental, mas deixo avisado que tem que ler o com a cabeça aberta e preparado para o que vai encontrar.
*Todas imagens foram retiradas do livro O Fundo é Apenas o Começo de Neal Shusterman, publicado no Brasil pela editora Valentina*

Comentários